Entenda o que é DDoS e sua importância no cybercrime. Aprenda como os hackers fazem um ataque de negação de serviço e por que você deve saber sobre DDoS.
DDoS ou Distributed Denial of Service é o ataque por sobrecarga a uma rede, site ou sistema impedindo sua utilização por usuários legítimos. Ao esgotar os recursos de um site de servir seus usuários, o site sai do ar, ou seja, ele se nega a fazer seu serviço.
Hoje os ataques de DDoS são altamente relevantes até mesmo para os pequenos comerciantes que hoje precisam adicionar sua empresa na internet e ter um site.
DDoS e DoS – O que é e qual a diferença entre eles?
Analogamente ao funcionamento de um restaurante, o mesmo serve para a internet. No restaurante, você chega e pede uma mesa, enquanto que na internet um site; se o restaurante está vazio, você prontamente senta; na internet quase sempre você consegue acesso, só demora alguns milisegundos. Estando o restaurante cheio, você tem que esperar para ser atendido, o mesmo serve para um site (erro 500). Porém se o restaurente estiver sobrelotado, provavelmente irão te oferecer uma espera de 5 horas, já os site irá recusar diretamente seu acesso.
Denial of Service não necessariamente é algo relacionado aos hackers, simplesmente ocorre quando o servidor não mais consegue atender às solicitações de seus visitantes. Isso costuma acontecer em sites despreparados para a grande quantidade de visitação que ocorre, o que costuma ocorrer ao sair o gabarito do ENEM por exemplo ou até mesmo no caso do Twitter, casos reconhecidos como DoS não intencional.
Já Distributed Denial of Service é uma forma hacker de atacar servidores de sites, utilizando uma rede de computadores infectados ou contratados para tais.
Também comparando com o restaurante, imagine que você chegue e peça uma mesa para 10. Depois você mesmo dá um tempinho e pede mais uma mesa para 10, e denovo e denovo. A atendente vai entender que você está de sacanagem e não vai guardar nenhuma de suas mesas. Mas imagina que cheguem 100 pessoas e cada um peça um mesa para 2. O restaurante vai superlotar.
É o que os hackers usuam ao fazer um ataque de DDoS, eles comandam computadores infectados por malware a acessar um site até que ele saia fora do ar. Toda essa rede de computadores zumbis é chamada de BotNet.
Um site fora do ar por DDoS pode infectar meu computador?
Não. É como chegar em uma loja mas ela estar de portas fechadas.
Eu armazenava meu cartão de crédito e minha senha, tenho que cancelar meu cartão?
Não, os ataques de DDoS não envolvem extração de informações da empresa ou site, simplesmente a impedem de funcionar.
Quando há invasão dos hackers no banco de dados do site, os próprios donos da empresa tiram o site do ar a fim de investigar onde está a falha por onde os hackers estão entrando e consertar para evitar maiores danos. Nós recentemente fizemos uma seleção dos maiores ataques Hackers, esses sim você deve se preocupar.
O que as empresas fazem para se proteger de DDoS?
Como o seu objetivo é permancer no ar mesmo o tempo todo, algumas medidas podem ser tomadas:
contratar um servidor de alto performance e confiabilidade
utilizar um sistema de balanceamento de servidores – ao balancear as requisições de acesso, você diminui o impacto nos servidores, aumentando significativamente o custo, como pode ser configurado no Amazon AWS e Akamai
utilizar um serviço de segurança – Existem inúmeros serviços de segurança, que usam não apenas suas estatísticas de acesso por hora mas também potencial danoso no seu site. Dentre eles o mais conhecido é o CloudFl
Ficou interessado resentimente post um programa de ataques DDOS aqui no blog para android BAIXE AQUI
0 comentários:
Postar um comentário
Fique a vontade exprese o que você pensa.